sábado, 30 de abril de 2011

TOP 10 Touriga Nacional (na verdade 12, devido a empates)


Alfaraz Touriga Nacional 2008- Alentejo

Churchill's Estates Touriga Nacional 2008- Douro

Encontro Touriga Nacional 2008- Bairrada

Herdade São Miguel Touriga Nacional 2008- Alentejo

Inquieto Touriga Nacional 2008- Douro

Marques dos Vales Grace 2008 - Algarve

Munda 2008- Dão

Pedra Cancela Touriga Nacional 2008- Dão

Quinta da Pedra Alta Touriga Nacional 2007- Douro

Quinta das Marias 2008- Dão

Quinta do Cardo Touriga Nacional 2008– Beira Interior

Quinta do Vallado Touriga Nacional 2008- Douro

A Touriga Nacional pode vir a se tornar, pelo mundo, a porta-bandeira da vitivinicultura de Portugal. A exemplo do que acontece com a Carménère, no Chile; com a Malbec, na Argentina, e com a Tannat no Uruguai, os produtores portugueses discutem a possibilidade de vir a fazer da Touriga Nacional a embaixadora da diversidade vitivinícola do país. Uma casta emblemática, capaz de promover e aumentar a presença e as vendas dos vinhos portugueses em importantes países consumidores do mundo.

A Touriga Nacional
Casta originária do Dão, a Touriga Nacional é plantada de norte a sul de Portugal. Ela brilha entre as cerca de 250 uvas diferentes utilizadas para a produção de vinhos no país. É uma variedade autóctone que, vinificada sózinha, gera vinhos frescos e macios, frutados e muito florais. E que agrega complexidade e maciez aos vinhos de corte. Portanto, uma casta que produz vinhos de qualidade, agradáveis e fáceis de se gostar. Além disso, é uma variedade muito pouco plantada pelo planeta. Seu grande palco é Portugal.
Por causa disso, foi proposto e discutido na Wines of Portugal International Conference 2010 a escolha da Touriga Nacional como a porta-bandeira da vitivicultura portuguesa. A partir das qualidades dos vinhos elaborados com a casta, acreditam os representantes da ViniPortugal, será possível dar maior visibilidade à grande diversidade e riqueza dos vinhos portugueses.
By João Lombardo

Sem comentários:

Enviar um comentário