segunda-feira, 25 de abril de 2011

Starbucks quer cafetaria no Parque das Nações


A Starbucks está a piscar o olho ao Parque das Nações. A rede internacional de cafetarias vai abrir mais duas lojas em Lisboa ainda este ano


A Starbucks vai abrir mais duas lojas em Lisboa ainda este ano. A notícia saiu da boca de Luís Mello, director de operações da rede internacional de cafetarias para Portugal, por ocasião do “coffee tasting” que a marca organizou na loja do Rossio para assinalar o 40º aniversário.
O Parque das Nações está no topo das preferências para a expansão da rede de lojas mas “as aberturas vão depender das oportunidades imobiliárias que surgirem na capital. Quer na rua quer em shopping centers”.
Por enquanto, o Porto ainda não está nos horizontes da Starbucks. “Apesar dos imensos pedidos de residentes, fãs e mesmo profissionais interessados no franchising da marca, na Invicta, a nossa prioridade agora é criar fortes laços de relacionamento com os clientes e isso só é possível com uma presença demarcada em Lisboa”.
A estratégia da Starbucks é estar sempre perto dos consumidores. “Temos de estar presentes com lojas onde há comércio, turistas, escritórios e residências. Onde se concentra o movimento”.
A expansão da cadeia norte-americana em Portugal está, por isso, confinada a Lisboa. O parque é constituído por sete lojas: Alegro, Belém, Almada Forum, Dolce Vita Tejo, Chiado, Rossio e CascaiShopping.
O modelo de lojas para as novas aberturas não se esgotam nas tradicionais cafetarias. “Estamos abertos a todos os formatos. Se houver oportunidade para abrir um quiosque por que não? Ou mesmo apostar numa loja itinerante para combater a sazonalidade, que está aberta na época estival no Algarve e no Inverno regressa a Lisboa”, exemplifica Luís Mello.
Todos os caminhos são viáveis para a multinacional até mesmo “a expansão da marca através de licenciamento e a venda de café na Distribuição Moderna e no Horeca, embora por enquanto a aposta passe apenas pela abertura de lojas próprias”.

Negócio “humano”
O segredo da Starbucks é a qualidade do café e o facto de apostar no negócio “humano”, confessa ao Hipersuper Álvaro Safranca, director ibérico da cadeia. “Todos os anos provamos mais de 150 mil chávenas de café para oferecer o que de melhor se faz no Mundo”, explica. Além da qualidade, a marca aposta forte na formação do barista para que este crie relacionamentos de proximidade com o consumidor.
“Os nosso baristas são ensinados a fixar os olhos do consumidor durante o atendimento, a sugerir bebidas e iguarias para acompanhamento e a oferecer novas experiências. Para que o consumidor passe a frequentar a Starbucks mais do que uma vez por semana e o barista já conheça as suas bebidas preferidas quando regressa à loja”.
A política de responsabilidade social também não é alheia ao sucesso da maior rede de cafetarias do Mundo, com 15 mil lojas espalhadas no globo. A marca comunica com pompa os benefícios económicos, sociais e ambientais que gera nas comunidades com as quais trabalha, desde a América Latina, passando por África e Arábia e terminando na Ásia Pacífico.
Álvaro Safranca escusa-se a revelar o volume de negócio da Starbucks em Portugal. “É nossa estratégia não revelar números nos mercados onde ainda não temos presença consolidada”, mas sublinha que o número de clientes tem vindo a aumentar no nosso País.

Sereia ganha destaque no logótipoPara assinalar o 40º aniversário, a Starbucks renovou o logótipo e lançou novos produtos em simultâneo em todo o Mundo. O novo look dá destaque à sereia, ícone que representa a marca deste 1971, e elimina as palavras Starbucks Coffe do logótipo. “Os logótipos tem de evoluir ao longo dos tempos. Por isso, mantivemos a herança mas olhámos para o futuro. Com o aumento do portefólio das lojas (chá, chocolate quente, doçaria, entre outros) não fazia sentido manter a palavra café no logótipo”, sublinha Luís Mello, director de operações da rede internacional de cafetarias para Portugal.
Além da nova imagem, a marca lançou três novos produtos: Cocoa Cappuccino (combina café expresso com chocolate Mocha e creme e espuma de leite); Tribute Blend (mistura de quatro grãos de café – Aged Sumatra, Sun Dried Ethiopian, Papua New Guinea e Colombia); e Cake Pop (feitos à mão, os bolos vão estar disponíveis nos sabores morango e chocolate).

By Rita Gonçalves


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