domingo, 17 de abril de 2011

Hipertensão



A hipertensão atinge cerca de 1,5 biliões de pessoas em todo o mundo, com o consequente risco de doença cardiovascular. Mas um estilo de vida saudável pode fazer a diferença.

A pressão arterial é a "pressão" ou força que o sangue exerce contra as artérias do organismo. É necessária para garantir o fluxo sanguíneo em todo o corpo. O diagnóstico de hipertensão não pode basear-se numa só medição – são necessárias 2 medições diárias, de manhã e à noite, durante 7 dias para ajudar no diagnóstico.

Sintomas
Geralmente, a hipertensão não tem sintomas. No entanto, quando a hipertensão não está controlada, existem algumas consequências como o AVC (acidente vascular cerebral), doença cardíaca e renal. Por este motivo, a hipertensão é considerada um dos factores de risco mais importantes para o desenvolvimento destas patologias.

Como medir a pressão arterial?
· Descanse durante 5 minutos antes de fazer a medição;
· Sente-se, coloque a braçadeira a meio do braço, ao nível do coração, e assegure-se que o braço está bem apoiado (pode utilizar uma toalha ou almofada);
· Durante a medição não fale, mantenha as costas apoiadas, não cruze as pernas e mantenha os pés no chão.

Conselhos práticos
· Consulte o seu médico. Não faça automedicação.
· Adopte um estilo de vida mais saudável!
1. Se sofrer de obesidade, tente perder peso;
2. Pratique exercício físico ou faça caminhadas diárias de, pelo menos, 30 minutos;
3. Deixe de fumar;
4. Reduza a ingestão de sal: não adicione sal aos seus pratos;
5. Aumente o consumo de fruta e legumes;
6. Opte mais vezes por cereais integrais em vez de refinados (por exemplo arroz, farinha, massas e pão integral) e consuma leguminosas (feijão, grão, ervilhas, favas, etc) regularmente;
7. Restrinja o consumo de bebidas alcoólicas a, no máximo, 2 copos por dia.

By Chef Online
Continente

Sem comentários:

Enviar um comentário