sábado, 30 de abril de 2011

R.I.P. David Lopes Ramos



Visto como um homem de convicções e um dos maiores conhecedores da gastronomia nacional, David Lopes Ramos confessava que foi com o trabalho de José Quitério, outra grande referência da crítica gastronómica nacional, crítico do Expresso, que despertou para este trabalho e imaginava sempre que estava a escrever para Quitério quando começava uma crónica: “Escrevemos sempre para alguém. Estou sempre a pensar o que ele achará disto”, disse em 2010, durante a homenagem que lhe foi prestada pelo Festival Peixe em Lisboa, pelo “rigor, isenção e conhecimento” que mostrava no trabalho.

O enólogo Luís Pato, natural da mesma terra e antigo colega de liceu e de universidade, lembra a capacidade de David Lopes Ramos de "fazer a ponte entre amigos desavindos": “Somos da mesma terra, e fui colega de turma dele no 5º Ano, no Liceu de Estarreja. Depois fomos ambos para Coimbra, mas para repúblicas diferentes, e não nos cruzámos. Reencontrámo-nos mais tarde, numa prova de vinhos promovida pel' O Jornal. Nunca lhe conheci um inimigo. Ele tinha a capacidade extraordinária de fazer a ponte entre os amigos desavindos."

E fala da capacidade do crítico de gastronomia em conjugar o vinho com a gastronomia: "Sobre vinhos, ele dizia que gostava do que gostava. Mas tinha a grande vantagem – melhor que o José Quitério, por exemplo – de avaliar os vinhos na combinação com a gastronomia, o que é uma qualidade que se tem vindo a perder um pouco nos últimos anos na abordagem a estes temas. Aqui, ele era mais refinado do que o Quitério; ele tinha uma forma mais hedonista de avaliar o vinho."À Lusa, José Quitério sublinhou que “David Lopes Ramos desde há alguns anos fazia a melhor crítica gastronómica em Portugal”. Lembra-o como “um modelo de competência, honestidade, quer na sua vida profissional quer na sua vida pessoal. Era ouro de lei. Será para mim um amigo insubstituível e o seu lugar é também insubstituível na crítica gastronómica”.

By Sérgio C. Andrade e Ana Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário