segunda-feira, 25 de abril de 2011

A cozinha ao alcance de todos

Da autoria de Joana Roque, "Feito em Casa" não é apenas um livro de receitas. É um manual sobre como tirar o melhor partido da cozinha.



Organizado como uma espécie de diário de cozinha, "Feito em Casa" é um livro com mais de 250 receitas e conselhos de economia doméstica, da autoria de Joana Roque. Recém-lançado, o livro apresenta sugestões fáceis e práticas de executar, além de partilhar dicas sobre como tirar partido das sobras, como planear ocasiões especiais ou, mesmo, como organizar a despensa.
 
Joana Roque é um nome conhecido da blogosfera. Depois de, em abril de 2006 ter criado um blogue de dieta, para a ajudar a perder peso, as várias solicitações que foi recebendo para partilhar as receitas daquilo que comia levaram ao aparecimento de um outro, chamado "As minhas receitas". E como não há duas sem três, em finais de 2008 inicia também o blogue "A economia cá de casa", com dicas sobre como poupar, conquistando uns inesperados 60 mil seguidores.
 
O sucesso continua agora com "Feito em casa", já que a obra editada pela Esfera dos Livros vai na 4ª edição. 

Quatro perguntas à autora

O que distingue este seu livro de um vulgar manual de receitas?É um bocadinho mais intimista, para chamar as pessoas às histórias que estão por trás das receitas, que são mais que uma lista de ingredientes. Ao partilhar essas histórias, se calhar o leitor fica com mais vontade de as experimentar.

A rotina diária implica que muitas vezes que cozinhar se torne uma obrigação, não um prazer. Como dar a volta à questão e desfrutar dos tachos e panelas, mesmo quando não apetece?Cozinhar é mais que ter de alimentar-se. É uma partilha, uma forma até de mimar alguém. Pensar nisso, talvez facilite e ajude, ínclusive porque até o momento da preparação das refeições permite envolver toda a família. Talvez não todos os dias, mas pelo menos nos fins de semana  e nos dias mais calmos.

Como cozinheira, quais os seus maiores atributos?Fazer por gosto. Se tenho algum trunfo, é esse certamente. O que fazemos nunca é igual, mesmo que a receita base seja a mesma. O ingrediente principal é o nosso grau de envolvimento, o nosso prazer em cozinhar.

Como reagiu e como interpreta o seu sucesso na internet?Ainda me continuo a supreender. As pessoas gostam, talvez por ser genuíno. Sou igual a qualquer pessoa. Cozinho na minha casa, sem ingredientes esquisitos, e faço receitas normais. Penso que é esta normalidade que atrai tanta gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário