domingo, 3 de abril de 2011

Rotas gastronómicas: Lagostins, Queijo, pão, vinho, doces conventuais e mais!


Parta à descoberta dos melhores e mais típicos sabores nacionais. Lagostins do Zêzere, Queijo, pão e vinho em Palmela, doces conventuais em Portalegre e especialidades tradicionais de Viana do Castelo são algumas propostas degustativas que Escape.pt lhe propõe para este fim-de-semana. 

Em Ferreira do Zêzere "come-se bem”
Festival Gastronómico do Lagostim de Rio - “Se não podemos vencê-los, vamos comê-los” é  mote para um mês inteiro dedicado a esta igueria oriunda do ro Zêzere. Ferreira do Zêzere mostra as suas especialidades gastronómicas em diversos festivais que começam já esta sexta feira, 1 de Abril às 17h30, no Centro Cultural desta localidade. Vários restaurantes aderentes servem pratos confeccionados com este molusculo, às sextas, sábados e domingos até dia 30 de Abril.

Alguns dos restaurantes aderentes:
A Grelha
Centro Naútico
Lago Azul
Estalagem Lago Azul

Entretanto, anote já na agenda os festivais que se seguem:
De 6 a 29 de Maio - Festival Gastronómico da Fava - “Vai à Fava!”
De 4 a 27 de Novembro - Festival Gastronómico das Migas - “Migas com todos…”

17º Festival Queijo, Pão e Vinho em Palmela
Entre 1 e 3 de Abril, o Queijo, o Pão e o Vinho são reis do Festival que apresenta em S. Gonçalo, freguesia de Quinta do Anjo, o melhor que o concelho de Palmela e a região têm para oferecer. Além de uma feira de produtos locais, há “Momentos de Degustação” – uma oportunidade para provar pratos confeccionados pelos restaurantes do concelho a partir de queijo de ovelha, no âmbito dos Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha, que decorrem até dia 10 de Abril. As provas de vinhos comentadas por enólogos convidados das adegas do concelho são outra das novidades do certame, que se juntam aos Laboratórios do Gosto do Queijo, Pão e Vinho, na melhor combinação de sabores e aromas. Mas nem só de aliments se faz este festival. Animação é coisa que não falta e é tão diversa quanto passeios a cavalo ou em BTT, jipe-safari pela Serra da Arrábida e caminhadas desportivas, mas também demonstrações de tosquia ou do cão pastor, as apresentações das escolas equestres da região ou as divertidas corridas de ovelhas no “Ovinódromo” e, claro, animação musical nos três dias do evento. Mais informações e programa completo na página da
Câmara Municipal de Palmela

XI Feira de Doçaria Conventual em Portalegre
O Convento de Santa Clara em Portalegre acolhe a XI Feira de Doçaria Conventual entre os dias 1 e 3 de Abril. Toucinho-do-céu, Lampreia de Amêndoa, Rebuçados de ovo, Manjar Branco, Queijo Dourado, Fartes, Leite Serafim e Pastéis de Santa Clara são alguns dos doces dos Conventos de Portalegre que se podem comprar nesta feira, que conta também com a presença de doces conventuais e licores de outras regiões do país. Nesta feira marcam também presença vários países representados por Conventos franceses, alemães, espanhóis e italianos. Para além da venda da doçaria tradicional, ao longo do evento decorrem várias actividades, como um Concurso de Doçaria Conventual que irá eleger o melhor doce da feira e demonstrações ao vivo de doçaria pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Já nos Laboratórios do Gosto, os visitantes vão poder saborear e aprender tudo sobre doces conventuais, enquanto na livraria vão estar os melhores livros de culinária e de doçaria e grupos culturais da cidade que se encarregam de animar a festa. Mais informações e programa completo na página da 
Câmara Municipal de Portalegre

Fim-de-semana Gastronómico em Viana do Castelo
Sábado e Domingo, 2 e 3 de Abril, são dias de se sentar à mesa dos restaurantes de Viana do castelo que aderem a este fim-de-semana gastronómico servindo especialidades gastronómicas desta região. “Bacalhau à Gil Eannes”, acompanhado pelos vinhos dos diversos produtores do Concelho, sugerindo-se, como sobremesa, as “meias-luas”, doce típico local, é apenas uma das sugestões. Entretanto, a Praça da República de Viana recebe o Feirão da Patanisca, nos mesmos dias, entre as 10h00 e as 17h00, com pataniscas, bolinhos de bacalhau, bacalhau frito, sonhos e, também, os tradicionais enchidos de tempero caseiro e os docinhos à moda de Viana.
A animação musical começa às 10h30, no Centro Histórico, com Bombos, Concertinas e Cantares tradicionais e prolonga-se ao longo dos dias com a actuação de diversos Grupos Folclóricos. A festa dos sabores vienenses continua no fim-de-semana seguinte, de 9 e 10 de Abril, com Feira de Vinhos da Páscoa Doce, Feirão da Páscoa, com mostra e venda de diversos produtos típicos, a Páscoa doce, que decorre simultaneamente com os Produtos de aGricultura biolóGica entre os dias 15 e 20 de Abril, na Praça da República e nos Antigos Paços do Concelho.
Saiba tudo na página da Câmara de Viana do Castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário