sábado, 9 de abril de 2011

LRW @ Sofisticato


Jantar no restaurante Sofisticato foi, infelizmente, uma experiência a não repetir.
Já por diversas vezes, durante as edições anteriores da iniciativa Lisbon Restaurant Week, ficámos com vontade de ir conhecer este espaço inspirado em NYC, o que finalmente aconteceu nesta última edição.

O espaço é moderno, cosy e agradável, mas o cheiro a canalização é arrebatador. O serviço demonstrou-se atencioso apesar de se perder na fraca confecção dos pratos.
Após um couvert simpático, de pão focaccia servido com azeite e balsâmico, pode dizer-se que foi uma desilusão ver chegar à mesa uma entrada banalíssima de fatias de queijo mozarella de búfala, metades de tomate cherry e um creme de manjericão. Visualmente, perdiam-se no centro de um prato que, não o sendo, parecia grande demais. A entrada alternativa consistia em almôndegas panadas de queijo fumado, parmesão e fiambre. É verdade que só provei um pedacinho, mas souberam-me a panados de batata sem graça nenhuma.
Contudo, o pior da refeição foi sem dúvida o risotto de frutos do mar, que de risotto não tinha com certeza o grão cozinhado no ponto e a cremosidade desejada, pois aquele que nos serviram foi um carolino excessivamente cozido e empapado em demasiado caldo Knorr. Posso garantir que qualquer leigo nesta matéria, com uma rápida pesquisa no google, elaborava com facilidade este saboroso prato típico italiano.
Mas, para que nem tudo soe a mau, gostei bastante da sobremesa. Uma Panna Cotta com molho de frutos silvestres, que estava agradavelmente macia e saborosa. Podia, mais uma vez, não se perder no meio do prato, de tão mínima que era.
Resumindo, a refeição acompanhada de uma garrafa de vinho para três pessoas ficou a uns demasiado caros 26.5€.
Num apontamento final, mais direccionado para a vertente solidária do LRW, não agradou a insistente resistência em facultar a caixa das contribuições. Não é razoável, nem cai bem, que numa iniciativa destas o restaurante opte por explicar aos clientes que no final da noite seriam eles a depositar as contribuições referentes às reservas efectuadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário