sábado, 14 de maio de 2011

Um terço dos alimentos vai para o lixo


Cerca de um terço de toda a comida produzida para consumo humano vai para o lixo, segundo um estudo das Nações Unidas. São mil milhões de toneladas de desperdício todos os anos

O estudo, conduzido pelo Instituto Sueco para a Alimentação e Biotecnologia para as Nações Unidas, conclui ainda que os habitantes dos países ricos desperdiçam praticamente tanta comida - 222 milhões de toneladas - como a que é produzida na África subsariana.
Sem surpresas, os investigadores descobriram que a fruta e os vegetais são os alimentos mais desperdiçados.
O relatório distingue, no entanto, o despedício de alimentos e a sua perda, considerando que, durante o processo de produção, processamento e distruibuição de alimentos, acontecem perdas. E este é um problema que afeta, sobretudo os países em desenvolvimento. Para este caso, a solução apontada é uma aposta da melhoria da tecnologia e infraestruturas.
Já o desperdício, propriamente dito, é um problema dos países industrializados e deve-se, sobretudo, aos comerciantes e aos consumidores, que deitam fora alimentos em perfeitas condições. 
Na Europa e América do Norte, cada consumidor desperdiça cerca de 100 quilos de comida, enquanto na África subsariana, bem como no Sul e Sudeste asiáticos, o desperdício dos consumidores ronda os 6/11 quilos anuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário