domingo, 4 de setembro de 2011

3º Jantar Gastronómico | 21 Maio 2011 | Tema: Россия | Receitas

Salada Russa
*



Ingredientes:
500g de batata cortada em cubos
300g de cenoura cortada em cubos
200g de ervilhas
3 ovos
Maionese q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Numa panela com água a ferver, tempere com sal e coloque as cenouras, deixe ferver. Numa outra panela, coloque os ovos a cozer durante 10 minutos. Numa outra panela com água a ferver, tempere com sal e coloque as ervilhas, deixe cozer durante 10 minutos. Quando a cenoura estiver cozida, junte as batatas e deixe cozer durante 10 minutos. Depois de tudo cozido, escorra os legumes e deixe arrefecer.
Quando estiver tudo frio, misture tudo numa taça, junte a maionese e 2 ovos cortados em pedaços e envolva tudo bem. Decore com o ultimo ovo cortado em quartos e leve ao frio até à hora de servir.


 
Gutap
*













Ingredientes:

Recheio
3 gr. de endro fresco picado fino
3 gr. salsa fresca picada fina
1 alho picado
9 chalotas picadas finas
8 gr. manteiga sem sal
Sal e pimenta q.b.

Massa Folhada
Óleo

Molho
1 colher de sopa de vinagre de cidra
1/2 pacote de natas
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
1/2 colher de sopa de farinha
1 cebola finamente picada
Sal e Pimenta q.b.
Sumo de 1 limão

Preparação:

Recheio
Misture a manteiga, sal, pimenta, cebola, alho, salsa e o endro. Reserve no frio.
Estique a folha de massa folhada e corte em quadrados. Coloque uma colher de chá da mistura no centro de cada quadrado. Fechar e apertar firmemente os cantos, fechando o recheio no centro da massa.
Aquecer o óleo e fritar a massa cerca de 4 minutos. Retire do óleo e escorra. Sirva quente.

Molho
Derreta a manteiga e adicione o sal, pimenta e vinagre. Cozinhe durante 4 minutos e em seguida acrescente a farinha, a cebola e as natas. Mexa até engrossar e retire do lume. Por fim, adicione o sumo de limão e sirva com o folhado.

Blinis Davidoff
*













Ingredientes:
300 gr. de farinha de trigo
20 gr. de fermento de padeiro
1 colher de sopa de açúcar
3 dl de leite
3 ovos
sal q.b
óleo q.b
Caviar q.b.
Natas azedas  q.b.
Lima q.b.

Preparação:
Peneire a farinha para uma taça e abra uma cavidade no meio. Esfarele com os dedos o fermento de padeiro para essa cavidade. Aqueça o leite no microondas na potência máxima durante cerca de 45 segundos. Junte 2 a 3 colheres de sopa do leite aquecido ao fermento, mexa até estar em pasta e polvilhe com o açúcar. Tape a tigela com um pano e deixe repousar cerca de 10 minutos. Parta os ovos para outra tigela, tempere-os com uma pitada de sal e bata-os ligeiramente com uma vara de arames. Junte o leite amornado aos ovos mexendo sempre. Adicione a mistura de ovos e leite à farinha, mexendo com a vara de arames até obter uma massa lisa. Cubra a tigela com um pano e deixe repousar durante cerca de 2 horas. Leve ao lume uma frigideira antiaderente e quando estiver bem quente junte-lhe 1 a 2 colheres de sopa de óleo. Deite a massa na frigideira em colheradas e espalhe a massa com as costas da colher de modo a obter pequenas panquecas com cerca de 6 cm de diâmetro. Deixe cozinhar de ambos os lados até a massa estar dourada, voltando os blinis com a ajuda de uma espátula. Mantenha os blinis quentes até acabar as operações.
Montagem:
Sirva com caviar e acompanhe com natas batidas com lima e ovo cozido picado.

Shot de Borscht & Tartare Zabuski
*













Shot de Borscht

Ingredientes:
4 beterrabas
0,5 l de caldo de vegetais (ou 2 cubos)
Sumo de ½ limão
1 iogurte natural
Sal e Pimenta q.b.

Preparação:
Lavar bem as beterrabas, embrulhá-las em papel prata e levar ao forno a 180ºC durante 30 minutos. Retirar do forno, retirar o papel e deixar arrefecer. Quando estiverem frias, descascá-las e colocar o puré na misturadora juntamente com os outros ingredientes. Acertar os temperos.

Tartare Zabouski

Ingredientes:
2 arenques
2 ½ limões
2 colheres de sopa de natas
Endro q.b.
4 Pickles pepino
2,5 gr.fatias finas de enguia fumada
2,5 gr. de ovas de salmão
Fatias finas de pão de centeio
Manteiga q.b.

Preparação:
Cortar os arenques em filetes, marinar no sumo de um limão e picar a mistura com as fatias de enguia fumada. Misturar o sumo de ½ limão com as natas e juntar à mistura anterior. Por fim, adicione o endro e reserve a mistura no frigorífico.

Montagem:
Torre as fatias de pão de centeio e deixe arrefecer. Barre as tostas com um pouco de manteiga, colocando de seguida a pasta de arenque e as ovas de salmão. Deverá ser acompanhado com fatias finas de pickle de pepino.

Golubtsi
*










Ingredientes:
100 gr. de carne de vaca picada
100 gr. de carne de porco picada
Sal e pimenta preta em grão
½ couve lombarda
2 cenouras grandes
2 cebolas grandes
100 gr. de arroz
Natas batidas q.b.
Caril em pó q.b.
Azeite q.b.
Vinagre q.b.

Preparação:
Raspar as cenouras e descascar as cebolas. Picar amiudadamente. Refogar a cenoura com uma das cebolas e metade da outra em azeite. Refogar, à parte, a outra meia cebola, também em azeite, e juntar as carnes picadas. Deixar dourar. Escaldar a lombarda, separar em folhas e deixar arrefecer. Cozer o arroz em bastante água, temperada com sal. Depois de cozido, passar por água fria e escorrer muito bem. Juntar ao refogado das carnes e temperar com sal, pimenta e caril.

Montagem:
Separar o picado em 8 porções e embrulhar cada uma delas em folhas de lombarda. Cada pessoa come aproximadamente dois destes rolos. Distribuir os rolos por pratos e cobrir com o refogado da cebola com a cenoura. Colocar sobre estes uma colherada de natas batidas, cortadas por um pouco de vinagre.

Buglama
*













Ingredientes:
1 kg. cordeiro
50 gr. gordura de cordeiro
400 gr. de cebola
1 caldo de carne
1 dente de alho
15 gr. pimenta Caiena
3 gr. de cada especiaria (estragão, açafrão, hortelã, endro, gengibre e pimenta
Sal q.b.

Preparação:
Corte o cordeiro em fatias de 30 gr. e leve à frigideira com a gordura durante 15 minutos. Adicione a cebola picada. Quando o cordeiro estiver cozinhado junte a mistura de caldo de carne e especiarias.

Folhadinho de Maça com Compota
*













Ingredientes:
3 colheres de sobremesa de açúcar de pasteleiro
8 colheres de chá de compota de damasco
1  colher de chá de canela
400 gr. de massa folhada
8 maçãs
1 ovo

Preparação:
Pré-aquecer o forno. Descascar as maçãs e retirar o centro pelo lado do pé. Fazer uma mistura da compota com o açúcar e a canela e rechear o centro de cada maçã com 2 colheres de chá desta mistura. Estender a massa folhada de forma a ficar com 2 a 3 milímetros de espessura. Cortar em quadrados, do tamanho adequado para as maçãs, e embrulhar na massa. Colocar as maçãs embrulhadas num tabuleiro untado com margarina, borrifar com água, pincelar com ovo batido e levar ao forno a cozinhar até ficarem douradas. Antes de servir polvilhar com o açúcar em pó.




Nota: Reservam-se os direitos de autor originais das receitas apresentadas neste post. O Club Gulae recorre a diversos sites e livros gastronómicos e adapta as receitas à sua inspiração, não tendo o objectivo de assumi-las como suas.

Sem comentários:

Enviar um comentário