domingo, 17 de julho de 2011

Tentações em conserva



Não, estes desenhos não se devem pendurar na parede da sala. Mas lá que dá vontade dá. Ou não fosse Gémeo Luís o responsável pelo design da José Goumet.
Se, à primeira vista, surgem dúvidas sobre aquilo que guardam as caixas, elas desaparecem ao abrir a embalagem. São conservas de sardinhas em azeite com limão, em tomate ou regadas com azeite extra virgem biológico.
A estas juntam-se as lulas de caldeirada, filetes de cavala em azeite, carapauzinhos em molho de escabeche, filetes e ventresca de atum. "A ideia é colocar um produto antigo no menu atual", explica o ilustrador.
E como não tem dúvidas que "as conservas devem fazer parte da alimentação dos miúdos", Gémeo Luís desafiou autores conhecidos do universo infantil para inventar outros peixes: André Letria, Cristina Valadas, Marta Madureira, Teresa Lima, Madalena Matoso e Emílio Remelhe, entre outros.
Entre as sugestões de utilização, e só para o deixar ficar com água na boca, experimente: sardinhas gratinadas com crosta de tomilho e salsa, escalopes de vitela com molho de atum e risotto de sardinhas com queijo São Jorge e limão.

As conservas podem ser compradas separadamente (€2,55 a €10,35) ou numa caixa de quatro. As conservas fazem-se acompanhar de um guião com receitas criadas pelo chefe Luís Baena e vendem-se em lojas gourmet.



O Dia do Pescador (31 maio) foi o escolhido para a apresentação da conserva de filetes de peixe-espada-preto de Sesimbra, em azeite. A nova iguaria será acompanhada por pão tradicional cozido em forno a lenha da Azoia e espumante da região. "É também uma forma de homenagear a coragem e a vida dos pescadores de Sesimbra", diz Anabela Porfírio, sócia da loja SSB, local da iniciativa.
Trata-se de uma parceria entre a Artesanal Pesca de Sesimbra, cooperativa de armadores de pesca formada em 1986 que fornece o peixe; a renascida empresa local Conservas Nero (a mesma do "Atum Catraio") transforma o filete de peixe-espada-preto em conserva, enlatando à mão e preenchido com azeite novo; a SSB®, responsável pela imagem e divulgação do produto.

LOJA SSB Lg. da Marinha, Sesimbra
T. 21 223 2107
10h-13h, 14h-24h
www.ssb-portugal.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário