terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Julie & Julia


Husband: What is it that you really like to do?
Julia: Eat!
Husband: And you are so good at it!
Julia: I am good!

b.muu. O primeiro talho só de hambúrgueres em Portugal



Neste talho especial existem 15 tipos de hambúrgueres com preços entre 1,80 e 3 euros, "conforme a gama classic, explore ou concept". Até agora, o mais vendido tem sido o Itália, que junta molho de tomate, mozarela e orégãos à carne picada. Há hambúrgueres de países como o México (com feijão encarnado, pimentos assados e chili), a Índia (com cravo da Índia, gengibre, cardamomo e outras especiarias) e, claro, Portugal (de farinheira de porco preto e queijo da ilha). "Também temos um simples, para os puristas do hambúrguer", acrescenta Manuel. Os mais caros são "os que têm ingredientes mais nobres", como a trufa, o queijo roquefort ou a mostarda picante biológica. "Eles já vêm com tempero e não é preciso pôr qualquer tipo de gordura", explica Manuel. "Basta colocá-los numa frigideira antiaderente e cozinhar três minutos de cada lado."

Quem for à b.muu - foi este o nome escolhido porque "as vacas fazem ''muu'' em qualquer parte do mundo" -, pode também levar acompanhamento. A loja vende produtos gourmet, desde batatas fritas caseiras, sumos de fruta 100% naturais, massas do Jamie Oliver, a bolachinhas de caramelo e chocolate.

By Clara Silva

"Temos de deixar de dizer que temos a melhor gastronomia do mundo"

http://www.ionline.pt/conteudo/105676-temos-deixar-dizer-que-temos-melhor-gastronomia-do-mundo


Ao longo de duas horas, José Bento dos Santos falou quase tanto de gastronomia como de música e desporto - tudo formas de arte, onde aprecia a excelência. Este mês, aquele que será o português que mais restaurantes com estrelas Michelin conhece, foi eleito presidente da Academia Internacional de Gastronomia, uma instituição que reúne academias de 27 países. Missão: preservar a cultura, a criatividade e a saúde.

Qual é a sua primeira memória gustativa?
Eu vivia em Lisboa, no Campo Pequeno, e a minha casa, que era um sexto andar, tinha uma horta, árvores de fruto, galinhas, coelhos. Nasci a ver cozinhar e a participar. Com oito, nove anos, fiz - e passou a fazer-se lá em casa - iscas com molho feito de bofe, engrossado com vinho do porto. Mais tarde, no liceu, ia para a cozinha com os meus colegas fazer panquecas, sandes extraordinárias, ovos. Não eram coisas muito complicadas. Mas a cozinha sempre foi um relaxante. Tive uma profissão muito stressante. E uma pessoa chega à noite, pega nos ingredientes...

Continua a cozinhar?
Todos os dias. Há quatro estádios na cozinha. Uns 98 ou 99 por cento das pessoas, estão no primeiro e no segundo: o plágio (usar uma receita) e a adaptação. Há uma pequena percentagem de grandes talentos capazes do improviso, como no jazz: é preciso dominar o instrumento e conhecer tudo o que há de música. O último estádio é raríssimo, com meia dúzia de talentos: a verdadeira criação, criar uma coisa que não existia.

Em que estádio se encontra?
Considero-me um improvisador de jazz razoável. Nem sempre registo as receitas. Posso destacar o tomate recheado de alheira com espinafres, imitado por vários restaurantes, e o Bacalhau com favas à Quinta do Monte d''Oiro.


E em Portugal, há grandes talentos?
Temos um grupo significativo de jovens e meio-jovens cozinheiros de grande gabarito, que têm o problema de viver num país onde a audiência não é extraordinária. Daqui a meia hora é hora de almoço e há cinco mil lugares vazios. Vamos a um restaurante em que o chefe foi comprar às quatro da manhã comprar os produtos à praça, preparou-os com todo o carinho e depois tem duas pessoas ao jantar. É terrível.


A cozinha portuguesa está ao nível das cozinhas de topo?
Neste momento, o que é importante é preparar as bases, perceber o que queremos, e deixar de uma vez por todas de dizer que temos a melhor gastronomia do mundo. Basta olhar à volta. É como a alegoria da caverna de Platão. Era lindíssimo que fosse assim. Não é normal que aconteça. Passaram por cá os celtas, árabes e romanos, que deixaram algum património. Depois tivemos os descobrimentos, que nos trouxeram não só as especiarias como outros produtos. Mas nós fomos mais comerciantes do que industriais, no sentido de usar esses produtos para nos promover. A grande gastronomia francesa é relativamente recente, mas foi feito um esforço nesse sentido. Temos maravilhosas cozinhas regionais. Mas a Espanha também tem, a Grécia e a antiga Jugoslávia também. Podemos dizer "a que gosto mais é a nossa". Mas em competições internacionais, não é suficiente. Temos de ir mais longe.

By Joana Stichini Vilela

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Portugal aposta em uva típica para ter sucesso na produção de vinhos

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/02/portugal-aposta-em-uva-tipica-para-ter-sucesso-na-producao-de-vinhos.html


Em toda essa região, novo é pensar na produção de vinhos que caracterizem a alma de Portugal. Como muitos os países, tem uma uva que os distingue. Como a Malbec argentina, a Carmenére, do Chile e a Tempranillo, da Espanha, por exemplo, Portugal também quer ter a sua: a Touriga Nacional.

By
Luiz Paulo Mesquita e Sandra Moreyra

Pavilhão Chinês

New York Times Review
For a place that you can call home, head to this cafe-bar, look for a small gold sign and buzz the doorbell. Every nook of this former grocery store and woodworking shop is filled with the owner’s personal items, including model trains, antique mugs, china teapots, ceramic bulls, silver bowls and thousands of miniature soldiers. Nothing is for sale, except the drinks. The place attracts whiskey-sipping regulars and beer-drinking students in the front rooms and billiard players in the back.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

1º Jantar Gastronómico | 12 Março 2011 | Tema: Gula


Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida ou intoxicantes.
Para algumas denominações cristãs, é considerado um dos sete pecados capitais. Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança. Entretanto, a gula não é considerada um pecado universalmente; dependendo da cultura, ela pode ser vista como um sinal de status.
In

Repórter TVI: refeições a 350 euros em «O Banquete»



No Algarve, no único restaurante com duas estrelas Michelin existente em Portugal, realizou-se o mais exclusivo, caro e sofisticado banquete do ano.
Uma série de jantares feitos pelos melhores cozinheiro do mundo que vieram especialmente para este evento. Um dos mais prestigiados festivais de alta cozinha do planeta.
São refeições que custam 350 euros e que duram mais de 4 horas. Um luxo para uma clientela afortunada.
Pela primeira vez , durante dez dias uma equipa de reportagem entrou nos bastidores do universo das estrelas Michelin. Uma reportagem gourmet que não deve ser vista em jejum.
«O Banquete» é uma grande reportagem de Paulo Salvador, com imagem de Ricardo Ferreira e montagem de Miguel Freitas.

Vídeo

URL - Gourmet Festival

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Morreu Santi Santamaria, um dos magos da cozinha actual

http://www.publico.pt/Sociedade/morreu-santi-santamaria-um-dos-magos-da-cozinha-actual_1480661


Morreu hoje ao início da tarde o famoso cozinheiro catalão, Santi Santamaria, um dos mais conhecidos e reputados chefes mundiais da actualidade. Com 53 anos, Santamaria faleceu em Singapura sentado à mesa de um dos seus famosíssimos restaurantes, que é dirigido pela sua filha, onde se encontrava no âmbito dos seus afazeres profissionais.
By José Augusto Moreira

Santi Santamaria ha sido cocinero, marido, padre, abuelo, amigo y maestro. Y trabajar con él y para él ha sido más que un placer o un honor: una auténtica lección. De las que no se olvidan.
Hasta siempre, maestro.
By Jordi

Mafalda Pinto Leite dispensada da 'Visão' por alegado plágio



Contactado pelo DN, Rui Tavares Guedes confirma o término da "colaboração não remunerada" entre a publicação e a chef. "A colaboração terminou na semana passada. Confirmo que o motivo foi plágio", disse o director adjunto da Visão, escusando-se a especificar quais as receitas plagiadas e referindo apenas que a decisão de não continuar a parceria foi tomada com base em denúncias enviadas por leitores. "Verificámos a autenticidade das denúncias e, em conformidade com isso, cessámos imediatamente a colaboração. Foi comunicado à Mafalda e ela aceitou de imediato", disse ainda Rui Tavares Guedes.
By Raquel Costa

José Avillez deixou Tavares

http://www.revistadevinhos.iol.pt/noticias/jose_avillez_deixou_tavares_6674


“Venho anunciar que, a partir de hoje, deixo o lugar de chef Executivo do restaurante Tavares”. Foi com estas palavras que José Avillez anunciou hoje a sua saída daquele que será o mais mítico restaurante de luxo português.

Petiscos: The Portuguese Cousin of Spanish Tapas

http://catavino.net/petiscos-the-portuguese-cousin-of-spanish-tapas/


When it comes up in conversation, the question never fails: “Are they like Tapas?” To simplify, my answer is usually, “Sort of, but with a Portuguese twist.”
by Sonia Andresson-Nolasco
Bem comido, a minha alma de nada quer saber.
E nem os maiores desgostos a conseguem comover.
By Jean Moliére (1622-1673)

O blog do Club Gulae é fruto da efectivação de uma paixão em hobbie!
Um grupo de amigos junta-se mensalmente à volta de um tema e, numa noite, a pesquisa é traduzida na elaboração de um menu de degustação.
Para além destes encontros de criatividade gastronómica e vinícola, haverá muito mais a conhecer...

Sejam Bemvindos!